Blog

A amamentação e o desenvolvimento correto da face!

Como saber se a face do seu filho está se desenvolvendo corretamente?

De acordo com as nossas dentistas, Melissa e Marília Ruivo, o crescimento do rosto está adequado quando a criança respira de forma correta pelo nariz, faz a deglutição correta, o posicionamento dos dentes está correto e a mastigação também.

Neste sentido, a amamentação tem papel fundamental no crescimento da face, pois o movimento que ela faz para tirar o leite do seio da mãe, o movimento de ordenha, estimula o crescimento ósseo e muscular. Além disso, este movimento faz com que o bebê trabalhe a musculatura que, lá na frente, será utilizada para a mastigação.

A ordenha também fortalece a língua que, por sua vez, estimula a fala correta e diminui o reflexo de vômito.

Já os bebês que utilizam mamadeira, estes podem desenvolver a mordida cruzada, pois, ao contrário do movimento da ordenha na amamentação, o movimento feito ao se utilizar a mamadeira fortalece a musculatura da bochecha, afetando futuramente a mastigação e ocasionando outros problemas ao pequeno.

Melissa e Marília também comentam sobre o leite materno oferecido no copinho. Para as mamães que voltam a trabalhar, oferecer o leite materno no copinho é uma opção melhor que na mamadeira, pois a musculatura trabalhada para sugar o leite no copo é a mesma utilizada na amamentação.

E, por fim, é preciso ficar atento aos sinais de desenvolvimento da face. Saiba quando buscar ajuda:

- Quando houver atraso na fala;

- Quando houver indícios de bruxismo;

- Quando a mordida não estiver correta.