Blog

30

abr

Fortaleça o vínculo com seu bebê através da Shantala

Você já ouviu fala na Shantala? É um técnica de massagem indiana milenar que foi descoberta por Frédérick Laboyer na década de 70. Ela serve para aumentar o vínculo entre os pais e o bebê através do toque carinhoso, da interação, do estímulo.

Se feita corretamente, a massagem alivia cólicas, ajuda o bebê a dormir melhor, proporciona segurança, além, é claro, de tramitir valores como amor e carinho.

A massagem ainda estimula a resistência imunológica, amplia a ...

27

abr

O desenvolvimento cognitivo do bebê

Na última sexta, 24, tivemos aqui na Opima o nosso Grupo de Mães, que acontece quinzenalmente. 

O tema abordado na ocasião foi o desenvolvimento cognitivo do bebê. Quem passou todo seu conhecimento sobre o assunto aos pais e mães presentes foi a fonoaudióloga Elisabeth Oliveira.

Segundo ela, o desenvolvimento do bebê depende de dois fatores: a biologia e o ambiente. Ela explica ainda que cada indivíduo constrói seu próprio crescimento. 

Elisabeth contou aos pais que o nosso desenvolvimento é baseado em fases, e, para que cheguemos à fase adulta de forma correta, precisamos passar por todas estas fases (denominadas por Jean Piaget). De 0 a 2 anos, por exempl...

22

abr

Reflexão sobre o nascimento

Como é dentro do útero?

Lugar quentinho, confortável, cheio de amor, escurinho a com temperatura estável. Lugar onde recebemos carinho, atenção, onde as pessoas conversam com a gente, nos desejam muito, nos esperam muito.

Neste cantinho, o alimento vem pronto, o oxigênio também, e tudo que precisamos ... alí tem. Chega então o momento em que precisamos sair deste lugar ideal. Um mundo totalmente diferente nos espera. O corpo materno se prepara pra receber aquele serzinho produzido em seu interior. Contrações começam. A vida se movimenta; mãe e bebê iniciam uma parceria para abrir o...

19

abr

Os 5 testes essenciais para o recém nascido!

Você sabia que há 5 testes fundamentais pelos quais o recém nascido deve passar e que ajudam a detectar e até reverter possíveis distúrbios no futuro?

Isso mesmo. Os testes feitos logo que o bebê nasce são de extrema importância para sua saúde e bom desenvolvimento. Conheça-os:

TESTE DO PEZINHO

Obrigatório por lei desde 1991 e realizado gratuitamente no SUS, ele consiste na retirada de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê para que sejam analisadas em laboratório. Por meio dele, é possível detectar doenças metabólicas, hereditárias e infecciosas, que não se manifestam clinicamente no nascimento. &Eacu...

15

abr

Atraso mortor X Atraso cognitivo

Muitas vezes, ficamos em dúvida com relação ao desenvolvimento do bebê e surgem questionamentos como: qual a idade certa para engatinhar? Quando começará a sentar? Posso colocá-lo no andador?

E, por conta disso, o atraso no desenvolvimento do filho pode passar desapercebido pelos pais. Neste caso, sempre procurar informação e ajuda profissional é o primeiro passo. Veja o que nossa fisio, Telma Barros, tem a falar sobre o assunto!

"A falta de informação sobre desenvolvimento infantil tem levado muitos p...