Blog

28

mai

Doula: a importância da assistência respeitosa

Muito tem-se falado a respeito do parto humanizado. Cada vez mais mulheres buscam informações e optam por este tipo de parto que respeita, principalmente, o bebê e o seu tempo de chegada.

Porém, em um país onde a cesárea é predominante, o universo do parto natural ainda se mostra desconhecido, cheio de dúvidas e anseios. E um dos papéis fundamentais neste cenário, entre tantos outros, é o da doula. 

Você sabe o que ela faz? 

Por isso, hoje, trouxemos aqui um depoimento incrível da doula Fernanda Canobel e também autora do livro "Doulas: amparo à humanização do parto". Fernanda é uma jornalista que se descobriu doula...

25

mai

A criança e o autismo

Muitos pais quando recebem o diagnóstico de que o filho tem autismo ficam sem chão e não sabem para onde ir ou a quem recorrer.

Porém, a nossa psicóloga Lauana Pires explica que, primeiramente, é preciso ter em mente que a criança que recebe o diagnóstico de que tem autismo não é autista. "Ele é sim uma criança com muitas qualidades e dificuldades, como qualquer outra, ou seja, um ser cheio de particularidades. O diagnóstico não pode ser tratado como um rótulo e sim como um facilitador para a tomada das primeiras atitudes no sentido de buscar um psiquiatra infantil o...

22

mai

Universo lúdico no prato!

Para muitos pais, a hora da refeição é um problema. Com determinada idade, a criança já não come mais de tudo e, muitas vezes, fica difícil fazê-la aceitar os alimentos saudáves.

A alimentação, no entanto, como orienta nossa psicóloga Rosely Costa, começa pelos olhos, através das sensações. "Uma ótima forma de estimular seu filho a comer desde bebê é tornar a hora da refeição uma hora divertida. Vale enfeitar o prato, criar estórias, enfim, fazer com que o mundo lúdico prevaleça também nestes momentos".

Além disso, Rosely aconselha ser firme na hora dos "nãos", principalment...

14

mai

Ser mãe...

Questionamos algumas mamães da Opima sobre o que é ser mãe! 

O resultado foi surpreendente! Cada depoimento cheio de carinho e emoção. Confira! <3

 

Leila, mãe do Heitor

"Ser mãe é amar infinitamente."

 

Aline, mãe da Larissa

"Ser mãe é...

08

mai

Dificuldade na amamentação, e agora?

Claudia Gondim é Aconselheira em Amamentação da OMS/Unicef e membro da IBFAN - Brasil. Ela esteve na Opima, na última quarta-feira, 06/05, para falar sobre amamentação e as principais dúvidas sobre o tema.

Primeiro, ela explicou que sua função de aconselheira é justamente auxiliar o casal e fazer suas escolhas. Depois, expôs para as futuras mamães os principais benefícios da amamentação para elas: prevenção do câncer de mama, de ovário, e osteoporose.

Claudi...