Blog

23

out

Armazenamento e estoque de leite materno. Você sabe como fazer?

Todos nós já sabemos que leite materno exclusivo até os seis meses de vida é fundamental, não é mesmo? Afinal, o leite tem tudoooo o que o bebê precisa. E mesmo depois, recebendo outros alimentos, ainda assim é aconselhado o leite materno até os dois anos de vida ou mais.

Dito isso, vamos lá! Nem toda mãe, aliás, a maioria, consegue passar mais tempo com o filho, sem depois ter que retornar ao trabalho. Portanto, 15 dias antes do fim da licença, é preciso se programar para que este bebê continue recebendo leite materno. Mas, como?

Simples, aprendendo a ordenhar, armazenar e estocar o leite. Lembrando que o leite, depois de feita a ordenha, pode ser guardado na geladeira e consumido ...

09

out

Coluna do Braulio - Cesaristas: elas pedem ajuda!

Ela chegou gritando e esperneando como se estivesse sendo torturada. A conheci hoje, no plantão de retaguarda da maternidade que tem 98% de cesáreas pelo SUS, restanto os 2% de PN (parto normal) dos dias que estou de plantão. Isso mesmo que ouviram, 98% de cesáreas pelo SUS! Ela com 23 anos, terceira gestação, 2 cesáreas anteriores, 38 semanas, bolsa rota e 5 cm de dilatação, colo finíssimo, apresentação baixa.

A mãe chorando e as duas juntas pedindo "PELO AMOR DE DEUS DOUTOR, FAÇA UMA CESÁREA!". Sentei ao seu lado no pré-parto, apaguei as luzes, pedi pra enfermagem sa...