Blog

30

out

30 de outubro - Dia do Ginecologista

Hoje, 30 de outubro, é o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. A data foi criada em 1959 e marca a fundação da FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Esses profissionais, essenciais para a saúde feminina, estão presentes em nossas vidas desde o momento do nascimento. O ginecologista é o médico especializado no tratamento da saúde da mulher em todas as suas fases. Da infância à terceira idade, é ele quem sempre está atento às mudanças e cuidados com o sistema reprodutor feminino, bem como de todo o corpo, zelando pela saúde da mulher por completo.

Na obstetrícia, o ginecologista se dedica &a...

27

out

Ecocardiograma Fetal: o que é?

O Ecocardiograma Fetal é um exame de ultrassom que permite avaliar se o coração do seu bebê está se desenvolvendo adequadamente e se apresenta função normal dentro do útero da mãe. Ele é importante para detectar se há alguma doença congênita, que se descoberta precocemente e necessitar de intervenção cirúrgica após o parto, fará com que o médico recomende um hospital com infraestrutura necessária ao atendimento imediato do seu bebê após o nascimento.

Ou quando necessário, tratar ainda no &u...

23

out

O que é Sífilis Congênita?

Você sabia que em 2016 foi instituído também o Outubro Verde como o mês de Combate à Sífilis Congênita? Esta ação serve para estimular o debate e propor ações em busca da eliminação da doença.

A sífilis congênita é uma infecção da gestante infectada e não tratada que passa para o seu filho. Essa disseminação se dá principalmente por via sanguínea, através da placenta. A gestante infectada pode transmitir a sífilis para o seu bebê em qualquer fase da gestação, mas a probabilidade varia com a fase da doença e o tratamento realizado. A contaminação também pode ocorrer de forma direta, no canal de part...

19

out

Vamos falar sobre Diabetes Gestacional?

O Brasil é o 4º país com maior taxa de Diabetes Mellitus na população adulta e a prevalência de Diabetes Gestacional está em torno de 18%, por isso, falar sobre esta doença é muito importante!

O Diabetes Gestacional traz diversas complicações para a mãe e para o bebê: vasculopatias materna, hipoglicemia fetal, malformações fetais, macrossomia fetal, polidramnio, distócias no parto e até óbito intrauterino.

No entanto, todas essas complicações podem ser evitadas se o diabetes for diagnosticado rapidamente e tratado o mais precocemente possível. O diagnóstico de Diabetes Gestacional é feito através de dois exames: glicemia d...

16

out

Câncer de Mama - segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil!

Infelizmente, o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil (o primeiro é o de pulmão). O dado mais atualizado indica 57.960 novos casos da doença em 2017, ou seja, 159 por dia.

Este tipo de câncer não tem somente uma causa; a idade é um dos mais importantes fatores de risco (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Além disso, obesidade, sedentarismo, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), histórico familiar, entre outros inúmeros fatores, aparecem na lista de itens que aumentam a incidência.

Mas, quais s&atild...