Blog

A arte de comer sozinho!

Está na hora de introduzir alimentos na dieta do bebê. Mas como fazer isso? Um dos métodos que tem sido muito discutido é o BLW (baby-led-weaning), que nada mais é que deixar o bebê se alimentar sozinho. 

O método prega que o pequeno deve explorar o alimento, sentir a textura, o gosto, tudo por conta própria. Dessa forma, não há papinha; os alimentos são cortados em palitos, e devem estar em uma condição que não estejam nem taõ duros e nem tão moles. A alimentação pode ser no cadeirão ou no colo, por exemplo. A farmacêutica Camila Prado, que adotou o método, explica que coloca um plástico grande em baixo do cadeirão, possibilitando que o bebê explore os alimentos 100%, de forma que se o alimento cai no plático, ela pode reutilizá-lo.

Portanto, a partir dos 6 meses, quando o bebê já pode ingerir alimentos sólidos, é possível aplicar o BLW. Umas das vatagens é que, por conhecer todo o alimento, é possível fazer com que ele experimente uma variedade maior, incentivando-o a ter uma dieta mais saudável.

Outra questão é com relação à "sujeira". Simpatizantes do método dizem que quem stiver disposto a aplicá-lo é preciso também estar consciente de que haverá bagunça, os alimentos cairão no chão, e tudo faz parte do precedimento.

Além disso, por estarem cortados em palitos, os alimentos estimulam a função mastigatório do bebê e o paladar fica mais aguçado.

Mas, atenção! É preciso que os pais estejam sempre de olho no bebê, para que não haja nenhum tipo de engasgamento.

E você, o que acha do método?