Blog

Armazenamento e estoque de leite materno. Você sabe como fazer?

Todos nós já sabemos que leite materno exclusivo até os seis meses de vida é fundamental, não é mesmo? Afinal, o leite tem tudoooo o que o bebê precisa. E mesmo depois, recebendo outros alimentos, ainda assim é aconselhado o leite materno até os dois anos de vida ou mais.

Dito isso, vamos lá! Nem toda mãe, aliás, a maioria, consegue passar mais tempo com o filho, sem depois ter que retornar ao trabalho. Portanto, 15 dias antes do fim da licença, é preciso se programar para que este bebê continue recebendo leite materno. Mas, como?

Simples, aprendendo a ordenhar, armazenar e estocar o leite. Lembrando que o leite, depois de feita a ordenha, pode ser guardado na geladeira e consumido em até 12h, ou se for guardado em congelador, adequadamente, dura até 15 dias.

Antes de fazer a ordenha, é preciso ferver o frasco de vidro por 15 minutos. Depois de fervido, deixar que seque naturalmente sem ficar colocando muito as mãos neste frasco, e sem a ajuda de guardanapos. A mãe também vai precisar de um copinho de vidro para colher o leite do seio e passar depois para o recipiente. Este copo também deve ser fervido.

Feita a higienização, é hora da ordenha (que deve ser feita pelo menos uma hora depois da última mamada). Busque um lugar limpo, higienize as mãos e prenda os cabelos. Agora é só massagear bastante as mamas com as polpas dos dedos, fazendo movimentos circulares na auréola para que o leite desça, e depois pressionar com o polegar na parte superior da auréola e o indicador na parte inferior para que o leite comece a sair no copinho. Despreza os primeiros jatos. Conforme for enchendo o copinho, você pode ir passando para o frasco. Terminada a ordenha, coloque a data!

Se for utilizar este leite no mesmo dia, é só conservá-lo na geladeira, se não, basta colocar no congelador. Uma dica: você pode acrescentar vários leites em um mesmo frasco, mesmo que o conteúdo dele já esteja congelado. O importante é sempre colocar a data em que foi feita a retirada do leite, e considerar a data de validade como sendo a do primeiro leite retirado.

E para dar o leite, na ausência da mãe, nada de mamadeiras, heim?! Mamadeiras interferem na maneira do bebê sugar e podem fazer com que ele deixe o peito antes da hora.  

Por isso, basta descongelar a quantidade que será utilizada, aquecer o leite em banho-maria e oferecer o leite ao bebê no copinho. Este leite, depois de utilizado, se tiver sobra, ela deve ser descartada.

Ah, e o leite materno deve ficar o menor tempo possível em temperatura ambiente. Então, se precisar transportar este leite, este transporte deve ser feito em bolsas térmicas com gelox.