Blog

Casa de Parto e Parto Domiciliar

Já que sábado iremos falar sobre casa de parto e parto domiciliar, aproveitamos o gancho pra trazer algumas informações aqui no blog. Afinal, elas nunca são demais!

Apesar da cultura cesarista que ainda rege o Brasil, cada vez mais mulheres têm procurado Casas de Parto para terem seus bebês. São ambientes que unem o aconchego do lar aos recursos necessários para o atendimento de partos normais de baixo risco. As equipes das Casas de Parto são capacitadas para lidar com situações de emergência, e nos locais há sempre uma ambulância pronta para caso de complicações e necessidade de transferência para um hospital.

Nelas, o ato de dar à luz é tratado como um processo natural que faz parte da vida da mulher e para o qual o seu corpo está. Nestes locais são incentivadas a integração familiar em torno do nascimento, a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê.

Já muitas mulheres têm optado pelo parto domiciliar, que acontece na casa da gestante e pode ser acompanhado por familiares, amigos ou qualquer pessoa que a mulher queira por perto. É importante apenas que se busque um ambiente tranquilo e acolhedor para que ela se sinta à vontade e segura.

O parto em casa é resultado de um pré-natal feito, geralmente, com o acompanhamento de enfermeiras obstetras, obstetrizes e/ou doulas. Médicos também podem participar. E, claro, os exames da gestação e o pré-natal médico devem ser feitos para garantir que tudo está correndo bem. Depois do parto a equipe faz o exame físico completo do bebê e também avaliará o estado de saúde da mãe.

Em ambos os casos é importante que sejam respeitadas as indicações e ausência de riscos gestacionais.

Fonte: Catraquinha