Blog

Crescer brincando!

Você sabia que através da brincadeira a criança se desenvolve, e muito? Mas, como brincar com o filho desde bebê?

De acordo com a nossa fisioterapeuta, Telma Barros, “quando o filho é muito pequeno ainda, nós achamos que não precisamos brincar com ele. Mas este pensamento é errado. Ele deve sim ser estimulado desde pequenino”.

Para a especialista, quanto mais informações a criança tiver, mais material do mundo ela vai absorver para poder se desenvolver.

Por exemplo, para brincar com o bebê, até os 3 meses de idade, os pais precisam ter em mente que o brinquedo, o objeto, ou o móbile, devem estar há uma distância de no máximo 25 cm. “Depois disso, ele não consegue visualizar mais o brinquedo”.

Outra dica também, é que é preciso estimular o interesse dele pelo brincar. “A partir do terceiro mês, as crianças já podem pegar o brinquedo. É preciso permitir, deixar que o leve até a boca, também é preciso conversar muito com o bebê, falar sobre o objeto, cantar, variar formato, peso e cor”.

Já a partir dos 8 meses, por exemplo, ele começa a interagir com dois brinquedos. “Primeiro ele leva-o à boca e depois o explora. Nesta fase, o bebê interage com os brinquedos”.

E com 1 aninho, o pequeno já coloca um brinquedo em cima do outro e empurra o carrinho. “Ou seja, para cada fase há estímulos diferentes que precisam ser exercitados. E a informação, claro, é fundamental para que a criança seja estimulada e se desenvolva da melhor maneira”.