Blog

Dificuldade na amamentação, e agora?

Claudia Gondim é Aconselheira em Amamentação da OMS/Unicef e membro da IBFAN - Brasil. Ela esteve na Opima, na última quarta-feira, 06/05, para falar sobre amamentação e as principais dúvidas sobre o tema.

Primeiro, ela explicou que sua função de aconselheira é justamente auxiliar o casal e fazer suas escolhas. Depois, expôs para as futuras mamães os principais benefícios da amamentação para elas: prevenção do câncer de mama, de ovário, e osteoporose.

Claudio contou também que o leite materno é composto por açúcar, gordura, vitaminas, água, ferro, enzimas, proteínas, sais, anticorpos, e que, por isso, ele é denominado Espécie-Específico, ou seja, para cada espécie animal, há um leite específico. Portanto, o leite que vem prontinho das mamães foi produzido especialmente e com todo carinho para o seu filho. 

Outro ponto importante na palestra foi o colostro - o primeiro leite produzido pela mãe. Segundo a fono, muitas vezes, as mães querem logo que ele acabe para que posso vir o "leite bom", mas o que muitas não sabem é que ele é justamente a primeira imunização que o bebê recebe quando nasce, já que vem ao mundo totalmente desprovido de anticorpos.

A aconselheira também deu demonstrações de como amamentar de forma correta como, por exemplo, sempre tocar a parte superior e não inferior do lábio do bebê com o mamilo para que ele não morda o seio da mãe. Outro ponto importante é cada mãe encontrar a posição mais confortável para que ela e o pequeno estejam à vontade na hora da mamada. E, por fim, orientou a escolher um lugarzinho calmo, quente e com pouca luz, para que aquele momento seja o mais tranquilo possível.

Foi um encontro esclarecedor e cheio de aprendizado. A principal mensagem extraída ali foi a de que amamentar sempre é possível e a melhor opção, basta ter paciência e muita informação!