Blog

Estimulando o seu bebê recém-nascido

O bebê nasce pronto para aprender. Ele conhece o mundo através do que vê, toca, ouve, cheira, e sente o gosto. Quanto mais variadas forem essas experiências, mais o bebê aprende. A variação de estímulos pode acontecer também através das mudanças de posição. Por quê? Porque em cada posição o bebê recebe diferentes estímulos no seu corpo, vê coisas diferentes no ambiente.

Muitas mães têm medo de colocar os seus bebês recém-nascidos na posição de bruços (de barriga para baixo). Temem que seus filhos sufoquem. Isso não acontece, pois a criança já nasce com a capacidade de, ao ser colocada de bruços, rodar a cabeça para o lado em busca do ar.

Aqui estão algumas dicas para estimular o seu bebê recém-nascido nas diferentes posições:

- Deitado de costas (de barriga para cima): converse com o bebê, aproximando o seu rosto do dele. Deixe-o passar as mãozinhas na sua face.

- Deitado de bruços (de barriga para baixo): fale com o bebê de forma que o estimule a levantar a cabeça para olhar para você.

- Deitado de lado: coloque algum objeto grande e bem colorido para que o bebê fique olhando e tente tocar. Quando mudar o bebê de lado coloque um objeto diferente do primeiro para que ele observe.

Deve-se lembrar que, para o bebê aprender, ele precisa estar acordado. Aproveite os momentos antes das mamadas para brincar com seu filho.

*Telma Gomes de Barros é Fisioterapeuta Especialista em Intervenções em Neuropediatria.