Especialidades

Fisioterapia

A fisioterapia estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana), decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, e outros recursos sobre o organismo humano.

Na OPIMA, a fisioterapeuta Telma Barros trabalha com acompanhamento do desenvolvimento de bebês de risco, como os prematuros; e estimulação sensóriomotora em bebês e crianças com distúrbios no desenvolvimento utilizando várias técnicas e protocolo de avaliação.

Dentre estas técnicas, estão:

- TIMP - Teste da Performance Motora de Bebês – teste americano utilizado para avaliar bebês de 0 a 4 meses, inclusive de idade corrigida, no caso de prematuros. Através desse teste, podemos avaliar se o comportamento motor de um recém-nascido, por exemplo, está adequado à idade, ou se já é necessário iniciar a estimulação.

- Método Bobath – o Conceito Bobath é um tipo especializado de Fisioterapia, constituído principalmente pelo trabalho do Neuropediatra inglês Dr Karel Bobath e de Sua Esposa, a Fisioterapeuta Berta Bobath, através de 25 anos de pesquisa. No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas.

- Método de Integração Sensorial – visa melhorar as informações que o cérebro recebe dos sistemas chamados sensoriais: tato, visão, audição, propriocepção, vestibular, para que a criança possa, dessa forma, adaptar-se e movimentar-se de maneira adequada em seu ambiente;

- Pilates Acessórios: exercícios de Pilates utilizando bola suíça, bosu, faixa elástica.

- Método Therapy Taping (Bandagem elástica funcional): trata-se de um Método que se utiliza da bandagem elástica Therapy Tex para enviar informações ao cérebro dos indivíduos, tendo como resultado final a obtenção de melhor resposta motora. A resposta promovida pela bandagem depende de como é colocada, podendo ser utilizada tanto para relaxamento como para contração muscular; contenção de articulações; drenagem.

- Mobilização Neural: utilizada para alívio de dores(irradiadas ou pontuais);restauração da função muscular (diminuída ou por dor, ou por déficit neural de causa mecânica); restauração de ADM- Amplitude de Movimento (perdida ou por dor, ou por tensão neural).