Blog

Hora do parto: acalme-se e informe-se!

No nosso último encontro, o Grupo de Pais Grávidos, que aconteceu dia 10, nós falamos um pouco sobre como se preparar para o parto.

Quem palestrou sobre o tema foi a enfermeira e parteira, Giovana Françani. Ela começou dizendo que o mais importante de tudo é buscar informação, e muita! Por isso, futuros papais e mamãe, não hesitem em perguntar, tirar dúvidas com profissionais da área, trocar experiências com outros pais. Independente do parto a ser escolhido, ao final, é preciso terem certeza e estarem confiantes e tranquilos na escolha que fizeram.

Giovana também frisou que há muitos mitos em torno do parto normal, e que, exatemente por isso, a casárea ainda é predominante. Um desses mitos, por exemplo, é em relação ao cordão umbilical. Muitas mulheres têm indicação de cesárea, pois recebem a notícia de que o bebê está envolto no cordão. Porém, segundo Giovana, esta situação é perfeitamente normal e não um impedimento para mães que querem o parto normal. 60% dos bebês, afirmou ela, nascem com a circular de cordão envolta do pescoço.

A parteira também deu dicas para as gestante: "Alimentação saudável é essencial! O ideal é o ganho de peso de 8 a 16kg. E sim, dá para praticar exercícios na gestação. Gestante não é doente!"

Outra questão na hora do parto, é saber trabalhar o emocional. A mulher precisa estar bem, relaxada, segura de si e acreditar: "Eu posso fazer isso, eu consigo, acredito na minha força".

E por fim, Giovana enumerou algumas situaçãoes para saber que o bebê está chegando:

- Perda do tampão mucoso;

- Perda de líquido;

- Contrações irregulares;

- Perda de sangue.

Ou seja, apoio emocional e físico e muita informação é o segredo para um parto tranquilo e feliz!