Blog

Ih, esfriou!

A estação mais fria do ano chegou e já pudemos sentir as temperaturas cairem. Porém, quem tem bebê em casa sabe que os cuidados nesta estação devem ser redobrados. De acordo com nossa pediatra, Dra. Andréa Gouveia, algumas dicas são fundamentais:

- Os bebês não devem usar produtos com perfumes, colônias, talcos. Somente sabonete neutro do tipo glicerina.

- A alimentação deve ser sempre saudável. Os pais não devem se esquecer de oferecer água, por volta de 1 litro por dia pelo menos, muita fruta, legumes, folhas, tubérculos, grãos. Ah, e não oferecer açúcar e industrializados até 2 anos pelo menos.

- O aleitamento materno é o maior protetor contra doenças, principalmente no inverno, pois as mães mandam para as crianças, através do leite materno, anticorpos vivos, probióticos, simbióticos, que são uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e muito mais, é como uma vacina natural. Por isso as crianças devem ser amamentadas até 2 anos ou mais.

- Cuidado também com a diferença brusca de temperatura, ao sair, por exemplo, de um local aquecido para outro frio. E não devemos agasalhar excessivamente para não deixar as crianças suadas.

Dra. Andréa explica que quando a temperatura cai, diversas doenças atacam o organismo. "O sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias, que aproveitam o tempo seco e locais fechados para se espalhar. Além disso, o inverno também favorece a diminuição da imunidade, o que predispõe à tosse, coriza, dificuldade para respirar, congestão do nariz, dos seios da face e dos ouvidos, criando condições favoráveis à propagação do vírus da gripe".

Algumas das doenças mais comuns nesta época, são: bronquite Aguda, bronquite crônica, asma, resfriado, faringite, rinite e sinusite, coqueluche, pneumonia, eczemas e dermatites. É válido lembrar que devemos ter cuidados de higiene, principalmente com as mãos, ou seja, devemos lavá-las constantemente, pois essa lavagem antes de carregar os bebês é muito importante.

E, por fim, a pediatra orienta evitar aglomeração e locais fechados, limpar os olhos e narinas com soro fisiológico, beber bastante água, retirar o pó da mobília (com pano úmido), manter as roupas de cama sempre limpas e passar pano úmido na casa sem varrer para evitar levantar poeira.

Gostou das dicas?