Blog

Nem tudo são flores!

E chegou a primavera! Que ela é linda e florida, todo mundo sabe! No entanto, a época também exige alguns cuidados extras dos pais, pois é neste período que aumenta a incidência de algumas doenças como catapora e conjuntivite. O motivo: a mudança de clima e também o desabrochar e polinização das flores.

Veja aqui algumas das mais comuns!

Conjuntivite: com o desabrochar das flores, o pólen começa a se dispersar no ar e pode causar irritações nos olhos, resultando em casos de conjuntivite. O melhor a se fazer é manter os olhos sempre limpos e lubrificados e lavar eventualmente com soro fisiológico.

Rinite:o pólen também pode irritar as vias aéreas causando rinite alérgica. Além disso, a mudança climática propicia irritações nas mucosas nasais e na garganta. Beba muito líquido, como água e sucos de frutas naturais.

Catapora: também conhecida como varicela, a catapora se prolifera com o aumento da temperatura. Na primavera é quando o vírus começa a se multiplicar e as infecções ficam muito mais frequentes. Vacine-se contra a catapora, sobretudo as crianças pequenas, acima de 9 meses.

Sarampo: o sarampo também começa a aumentar com a elevação da temperatura. As crianças pequenas são as mais suscetíveis. A melhor medida contra isso é a vacinação.

Rubéola: atenção! É uma doença viral extremamente grave para gestantes. Com o aumento da temperatura, o vírus se multiplica mais facilmente. Vacina nela!

Alergias: podem se manifestar de diversas formas, como coceiras na pele, nariz pingando e olhos vermelhos. Casos graves envolvem fechamento da garganta e até parada respiratória. Com o aumento da polinização e dos insetos, as crises de alergia tornam-se muito mais comuns na primavera. Qualquer sintoma, procure um pediatra!

Aqui na Opima nós temos a Sala de Vacina! Vem conversar com a gente sobre todas as vainas e valores: (15) 3273-2249