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Náuseas e vômitos na gravidez

 
Náuseas e vômitos são um dos sintomas mais comuns no inicio da gravidez.
 
Estes sintomas iniciam-se entre 6 e 8 semanas de gravidez, atingem o seu auge entre 10 e 12 semanas e desaparecem antes das 16 semanas. Em alguns casos, os sintomas podem persistir até ao fim da gestação. 
 
A forma mais comum são os enjoos matinais, mas a sensação de mal-estar pode ocorrer a qualquer hora do dia e pode variar de uma sensação leve de mal-estar a vômitos e náuseas mais fortes.

As principais medidas para diminuir as náuseas e vômitos da gravidez são: 

- Fazer 5 ou 6 refeições ao longo do dia.
- Evitar ficar sem comer ou fazer intervalos muito longos entre as refeições.
- Não comer alimentos com alto teor de gordura, fritos e picantes. Evitar alimentos com odores intensos.
- Não beber muita água durante as refeições. Beber bastante água ao longo do dia (pelo menos 2 litros).
- Não beber nem comer alimentos muito quentes. De preferência fazer refeições frias ou mesmo geladas.
- Ao se sentir enjoada, comer alimentos secos como torradas ou bolachas de água e sal.
- Comer uma bolacha ao acordar, ainda deitada na cama, ajuda a minimizar a sensação de enjoo. 
- Não deitar após as refeições.
 
Algumas mulheres, com episódios mais severos de vômitos e dificuldade em comer, podem perder peso durante o 1º trimestre da gravidez.

Se os vômitos forem persistentes existe risco de desidratação e carência nutricional associados a fadiga excessiva, ansiedade e irritabilidade, distúrbios do sono, entre outros sintomas que caracterizam a hiperêmese gravídica. Por isso, 
deve-se sempre buscar ajuda médica.