Blog

O bebê é muito mais capaz do que você imagina

É quase impossível olhar para nosso bebê recém nascido e não ter o impulso de protege-lo de tudo. Parece tão pequeno e indefeso, não é verdade?


Mas o que a nossa fisioterapeuta querida Telma Barros, specialista em Intervenção em Neuropediatria, afirma é: “Eles são capazes de fazer muito mais do que a gente imagina, se tiverem os estímulos certos para se desenvolver.”


Esse trabalho pode ser realizado por toda a família desde a primeira semana de vida, com brincadeiras simples e fazem toda diferença para o pequeno.
Brincar de “cadê o bebê” ? Olhar nos olhos do bebê e mover a cabeça para um lado e para o outro em direção aos ombros é o inicio da brincadeira, já na primeira semana. Assim que o bebê estiver acompanhando os movimentos já pode incrementar com esconde-esconde, estimulando movimento da cabeça e dos bracinhos.


Meus dedinhos onde estão?
Dos reflexos que o bebê tem desde a barriga, por a mão da boquinha é dos que são capazes de derreter qualquer coração. Deixe as mãos do bebê livres para essa brincadeira, que ajuda a amadurecer o movimento e será super importante no seu desenvolvimento. Deixe as luvinhas de lembrança guardadas em uma gaveta.


Posição de Gatinho
Barriguinha para baixo, em uma superfície macia e muita calma da mamãe. É a receita infalível para fortalecimento dos músculos das costas e pescoço do bebê e estímulo essencial para o engatinhar. Essa posição exige esforço dos pequenos e eles costumam gostar de ficar pouco tempo nela, deixar brinquedos próximos, contar histórias e motivar seu bebê a cada movimento farão com que ele fique mais tempo e se sinta seguro animado para tentar mais uma vez. Lembre que a segurança de quem cuida reflete sempre na reação do bebê. Cuidador angustiado, bebê nervoso.


Alguns sinais claros que seu bebê está se desenvolvendo normalmente:

 

 

Cada bebê tem seu tempo de aprendizado, o que pode variar um pouco em cada estágio descrito, mas caso você acredite que seu bebê esteja muito “atrasado” em relação à media procure por ajuda, não há nenhum problema nisso. Muitas vezes pequenas mudanças no dia a dia é tudo o que o bebê precisa para ter aquele estímulo que faltava para ganhar o mundo.


Crescer é desafiador e seu bebê com certeza tem muita sorte de ter cuidadores preocupados e dedicados como você! Nossos grupos de mães/pais estão sempre de portas abertas para te receber, trocar ideias e te oferecer apoio.