Blog

Os 5 testes essenciais para o recém nascido!

Você sabia que há 5 testes fundamentais pelos quais o recém nascido deve passar e que ajudam a detectar e até reverter possíveis distúrbios no futuro?

Isso mesmo. Os testes feitos logo que o bebê nasce são de extrema importância para sua saúde e bom desenvolvimento. Conheça-os:

TESTE DO PEZINHO

Obrigatório por lei desde 1991 e realizado gratuitamente no SUS, ele consiste na retirada de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê para que sejam analisadas em laboratório. Por meio dele, é possível detectar doenças metabólicas, hereditárias e infecciosas, que não se manifestam clinicamente no nascimento. É feito após 48 horas de vida.

TESTE DA ORELHINHA (OU TRIAGEM NEONATAL AUDITIVA)

Obrigatório desde 2010, é um teste realizado com um fone de ouvido que emite sons de fraca intensidade, acoplado a um computador, que produz um gráfico com as respostas do bebê, e detecta problemas como surdez e otite. Deve ser feito até os 6 meses de vida.

EXAME DO OLHINHO

O teste do olhinho é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês no começo de vida e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares (como glaucoma congênito e catarata). O teste consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.

TESTE DA LINGUINHA

O exame tem como objetivo detectar uma alteração na membrana que conecta a língua, o frênulo, ao assoalho da boca. Quando a língua presa é diagnosticada, um corte simples da membrana resolve o problema. O teste é relevante pois a língua presa pode prejudicar a amamentação e a fala.

TESTE DO CORAÇÃOZINHO

Trata-se de um sensor que é aplicado na pele do bebê para aferir a oxigenação dos membros superiores e inferiores, e detectar e prevenir cardiopatias graves. O bebê deve passar pelo exame entre 24h e 48h após os nascimento.