Blog

Os benefícios da drenagem linfática para gestantes, por Telma Barros

Você sabia que as gestante podem fazer sim drenagem linfática? E mais, ela faz muito bem para as futuras mamães.

Confira o artigo escrito pela nossa fisio, Telma Barros, sobre o assunto:

"Esta é uma técnica de massagem que visa a melhora das funções do sistema linfático por meio de manobras PRECISAS, LEVES E LENTAS, que obedecem ao trajeto do sistema linfático superficial.

A alteração hormonal que acontece durante a gestação promove a retenção de líquidos e, como consequência, o inchaço. Por ativar a circulação, a drenagem linfática pode ajudar na diminuição desses inchaços, bem como promover um alívio na sensação de peso e cansaço das pernas, eliminação natural do líquido acumulado, sem contar a melhora na nutrição das células e dos tecidos. Além disso, por se tratar de uma massagem, a drenagem também é relaxante, aliviando tensões e dores musculares.

Geralmente, a gestante pode receber a drenagem linfática a partir da 12ª semana de gestação. Porém, precisa de autorização médica para isso. A frequência das sessões pode ser de uma a duas vezes por semana. Em casos de edemas muito intensos, a gestante pode fazer até três sessões semanais, desde que com autorização do médico responsável.

As contra-indicações para a drenagem em gestantes são: hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções da pele e erupções cutâneas."

Devido a tantos benefícios, a busca por esse tipo de drenagem tem crescido cada vez mais!

Quem tiver interesse, é só entrar em contato conosco para agendar uma avaliação com a nossa fisio! ;)