Especialidades

Pediatria e Neonatologia

O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente. A Pediatria é a especialidade dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, orientação alimentar, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.

neonatologia (do latim: ne(o) - novo; nat(o) - nascimento; e logia - estudo) é o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade 

A NEONATOLOGIA é uma especialidade da PEDIATRIA que significa conhecimento do recém-nascido humano. É tamanha a rapidez das modificações orgânicas e fisiológicas que todas as condições do recém-nascido devem ser incluídas nessa nova especialidade onde ele ficará sob cuidados do Neonatologista que, com conhecimentos detalhados sobre essa fase da vida e de sua interação com as obrigatórias relações da biologia obstétrica e fetal, poderá ajudar no atendimento de anomalias congênitas, condições cirúrgicas, neurológicas e bioquímicas do Rn. Mais vulnerável e dependente do que o recém-nascido saudável, os pacientes que o Neonatologista cuida são frutos do nascimento precoce ou imaturo ou em crise – alguns incapazes de desempenhar funções simples como, por exemplo, respirar por si próprio. Por motivos semelhantes, o Neonatologista e sua equipe de especialistas práticos põem em prática suas experiências e avançadas habilidades e carinho para proporcionar o melhor cuidado aos seus pequenos pacientes.