Blog

Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2016

Como já sabemos, todo ano, na primeira semana de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno!

E neste ano o tema vem de encontro à situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável. Ele exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação. "Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais, é sustentável”. 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação, em 1948, a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.

Portanto, para comemorar esta semana pra lá de importante, nós da Casa Opima realizaremos durante esta semana uma exposição de fotos de mães que amamentam no shopping de Itapetininga, uma entrega de certificados para mães que amamentam ou amamentaram no último ano, um circuito de palestras educativas sobre o tema e, para finalizar, um caminhada seguida de uma Mamaço para promover esta causa tão linda.

Amamentar é alimentar, é amor, é vínculo, é gratidão, é vida. Passe essa ideia adiante!