Profissionais

Telma Barros

Graduada em fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos em 1992 e especialista em Intervenção em Neuropediatria também pela UFSCar (2002). Desde o início de sua carreira dedicou-se ao estudo da Neurologia. Inicialmente trabalhando com adultos, com o tempo o interesse pelas crianças e seu desenvolvimento foi crescendo.

Em 1994 fez sua primeira formação no Método Bobath; em 1997, foi para Curitiba para fazer o Advanced Baby Course, do mesmo método. A curiosidade em saber como trabalham os profissionais de outros países a levou até a França, em 2001, onde permaneceu 3 semanas observando e praticando o tratamento de bebês com pé torto congênito  no Hôpital  Robert Debré, em Paris.

Mais tarde, em 2012, participou do programa de intercâmbio profissional do Rotary, através do qual passou 30 dias visitando clínicas e trocando ideias com profissionais da sua área no Estado da Georgia, nos Estados Unidos. Sempre com o objetivo de dar o melhor atendimento possível às suas crianças, foi acrescentando ao seu currículo outras técnicas, como: Integração Sensorial, Mobilização Neural, Pilates Acessórios e TherapyTaping.

Ao longo do tempo, seus olhos foram se voltando ao desenvolvimento de bebês cada vez mais novos, conseguindo interferir no desenvolvimento deles o mais cedo possível, podendo, dessa forma, sanar ou ao menos amenizar as sequelas de possíveis atrasos motores. Isso a fez participar do treinamento, em 2013, para aplicação do chamado TIMP – Test ofInfant Motor Performance, destinado à avaliação motora de bebês de 0 a 4 meses.

E com o objetivo de ajudar o mais possível as mães e seus bebês, fez o curso de formação em Shantala, a massagem para bebês. Também possui formação em Drenagem Linfática facial e corporal (método Leduc), para o tratamento das mamães no pré e pós-parto.